SKAPE – A História

SKAPE – A História

Contra fatos, não há “eskapatória”.

“Em todo o espaço há energia. É esta energia estática ou cinética! Se estática, nossas esperanças são em vão; se cinética – e sabemos que é, com certeza – então é uma mera questão de tempo em que os homens conseguirão ligar suas máquinas às próprias rodas da natureza” – Nikola Tesla

Eu sou Jarbas Braga Neto, fundador da SKAPE micromobilidade. Como ciclista inveterado, piloto amador (kart, BMX, enduro, MTB) e empresário, resolvi desenvolver e-bikes assistidas para “eskapar” do stress do trânsito congestionado, do sedentarismo e compartilhar soluções para uma mobilidade urbana mais sustentável, divertida e esportiva – “SKAPE eMotion tranSport”.

patinete elétrico electric kick-scooter SK1 SkapeOne Kick-eSkooter test ride Jarbas Braga Neto








Jarbas Braga Neto test ride SkapeOne SK1 kick-eSkooter 250W 36V – Taicang, Jiangsu, China 2014

 

Sou um SKAPER, priorizo me locomover pilotando dispositivos de transporte ativo e elétrico-assistidos portáteis. Dependendo do destino levo uma SKAPE no carro ou no transporte público, assim curto meu deslocamento pela cidade sem ficar preso no engarrafamento e sem me cansar, mas na maioria das vezes aproveito o caminho para me exercitar.

Em 2014 fui à China Cycle, Shanghai Cycle Fair, para eletrificar um patinete aro 16 polegadas do qual requeri patente. Após muitos testes em vários patinetes elétricos, o SK1 (foto acima) que eu mesmo desenvolvi, se mostrou a melhor solução. Apesar da boa portabilidade, pilotagem divertida e segura, eu pude concluir que o dispositivo de transporte portátil ideal, para uma melhor performance, seria uma e-bike assistida dobrável (PAS/Pedelec), pois nela, mesmo acima de 20 km/h, podemos somar as forças: do nosso corpo com a do motor elétrico.

Em 2015 passei essa ideia de uma nova e-bike portátil, que combinasse as melhores soluções existentes no mercado, ao meu melhor amigo chinês, Lane – Zhu Lei – especialista na fabricação de e-scooters e e-bikes. A meta era fazer a mais leve, compacta, prática e ergonômica e-bike assistida de alumínio, em que o sistema elétrico fosse integrado ao design e programado (algorítimos) para proporcionar a melhor sinergia possível, multiplicando a força do nosso corpo com a potência do motor elétrico.

Em 2017 o Lane me convidou para ir à China conhecer a sua nova fábrica – qualisports.com – e testar o primeiro modelo no início da produção, o Q1 aro 16 polegadas, que já havia passado em todos os testes de certificação para a comunidade europeia. Aprovei e trouxe para o Brasil uma amostra dessa e-bike assistida dobrável, que batizei de SKAPE Mini.

Na foto da esquerda para a direita respectivamente: Lane, SKAPE Mini (QSEB01), Jarbas e Daniel (sócio do Lane)

Apresentei a SKAPE Mini no salão de veículos elétricos de 2017 em São Paulo, onde conheci o Davi [Dae Lee], da eppower.com.br empresa que há muitos anos vem importando, distribuindo e prestando assistência técnica em dispositivos elétricos para hobby e lazer, como automodelismo, aeromodelismo, patinetes, “segways” (diciclos) e monociclos elétricos.

foto: Jarbas e Davi

Ninguém melhor que o coreano Davi da EP-Power, campeão de batalha de robôs quando jovem na Corea do Sul, para tocar o suporte e assistência técnica da SKAPE micromobilidade. O Davi vivenciou na prática como a evolução dos motores elétricos, das controladoras e baterias de lithium-ion desbancou os motores a combustão.

O fato é que automodelos e aeromodelos com motor a combustão fazem muita sujeira (fumaça, óleo), barulho, precisam de manutenção mais frequente, complicada e cara por causa da grande quantidade de peças envolvidas. Todos esses desprazeres foram superados quando os mesmos dispositivos se tornaram elétricos, ficando muito mais limpos, silenciosos, eficientes, econômicos e de manutenção bem mais fácil, pois têm muito menos peças.

Essa constatação demonstra o quão óbvio é para o futuro da mobilidade ser predominantemente de veículos elétricos em detrimento dos veículos a combustão.

Entre as maiores vantagens das e-bikes assistidas SKAPE estão a leveza e o fato de ter 5 níveis de assistência do motor elétrico. Pra quem pedala poder combinar o esforço físico com o nível de assistência desejado, desde zero (ou desligado) ao nível 5 (máximo 250W ou 350W dependendo do modelo).

Outra grande vantagem das e-bikes assistidas dobráveis SKAPE é a facilidade de levá-las dobradas ao nosso lado rodando como um carrinho enquanto caminhamos dentro do shopping, metrô, elevador, ou na escada rolante, podendo ser guardada em qualquer canto, até mesmo embaixo da mesa de trabalho.

O foco da SKAPE micromobilidade é oferecer suporte técnico, produtos e serviços inteligentes para a evolução do movimento SKAPE Club, uma declaração de independência pela liberdade de ir e vir de forma ecológica e em conformidade com 8 dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030 da ONU: 1. 3. Saúde e Bem-estar; 2. 7. Energia limpa e acessível; 3. 9. Indústria, inovação e infraestrutura; 4. 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 5. 12. Consumo e produção responsáveis; 6. 13. Ação contra a mudança global do clima; 7. 15. Vida terrestre; 8. 17. Parcerias e meios de implementação.

17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030 da ONU

#RedescubraALiberdade #VaDeSKAPE #EnjoyYourSKAPE #goSKAPE