SKAPE – A História

SKAPE – A História

Contra fatos, não há ‘eskapatória’.

“Em todo o espaço há energia. É esta energia estática ou cinética! Se estática, nossas esperanças são em vão; se cinética – e sabemos que é, com certeza – então é uma mera questão de tempo em que os homens conseguirão ligar suas máquinas às próprias rodas da natureza” – Nikola Tesla

Ciclista inveterado, piloto amador, inventor por acaso, empresário e pai – eu sou Jarbas Braga Neto, fundador da SKAPE – marca e comunidade de quem “eskapa” do trânsito curtindo mais a cidade e com a possibilidade de se exercitar no caminho, pelo uso de dispositivos de transporte ativo elétrico-assistidos.

Minha paixão inicial foi desenvolver um inovador patinete elétrico aro 16 polegadas, o SkapeOne (SK1). Após 1 ano de uso do protótipo SK1 eu sentia falta daquela oportunidade de me exercitar como na bicicleta. Acima de 12 km/h num patinete, dar impulso com o pé (kick-push / ‘remada’ de skatista) para complementar a potência do motor elétrico não é mais tão eficiente. Nossa força só ajuda bem o motor nas arrancadas e em velocidades mais baixas.

 

portable folding e-scooter 16 inch Skape One - patinete elétrico portátil Skape One aro 16 polegadas 250 W 36 V

Jarbas Braga Neto – SkapeOne SK1 250W 36V prototype test ride – Taicang, Jiagsu, China – 2014

Conclusão, o dispositivo de transporte portátil ideal para haver maior integração entre a força do corpo e o motor elétrico, em variada proporção e velocidade, seria uma bicicleta elétrica dobrável de pedal assistido (PAS), que fosse mais leve, compacta, prática, ergonômica que as disponíveis até então e com pelo menos 5 níveis de assistência, para proporcionar melhor sinergia da força do corpo com a potência do motor elétrico.

Passei a ideia dessa nova e-bike dobrável, que reunisse as melhores soluções existentes no mercado, ao meu melhor amigo chinês, Lane – Zhu Lei – especialista na fabricação e-scooters, bicicletas e patinetes elétricas.

Um ano depois, em 2017, o Lane me convidou para ir à China, não só para testar o protótipo, que já havia passado em todos os testes de certificação para a comunidade europeia, como para conhecer a sua nova fábrica, a qualisports.com, fundada com seu sócio Daniel, para produção do modelo Q1, aro 16 polegadas, a SKAPE Mini.

[foto: Lane, Jarbas e Daniel]

A linha de produção e de produtos foi ampliada em 2018 e 2019 para outros modelos de bicicletas elétricas dobráveis mais confortáveis e potentes, aro 20 polegadas, como a SKAPE S, mantendo-se o design, a leveza e a praticidade.

A importação, distribuição, suporte e assistência técnica oficial dos produtos SKAPE & Qualisports no Brasil são feitas desde 2018 pela eppower.com.br, do Davi [Dae Lee], que tem larga experiência com motores elétricos, baterias e controladoras, pois já vêm trabalhando ao longo de muitos anos com dispositivos elétricos para hobby e lazer, como automodelismo, aeromodelismo, patinetes, Segways e monociclos elétricos.

[foto: Jarbas e Davi]

Ninguém melhor que o coreano Davi da EP-Power, que ganhava campeonatos de robôs quando jovem na Corea do Sul nas feiras ciências, para tocar o suporte e assistência técnica do projeto SKAPE / Qualisports de mobilidade ativa elétrica assistida. O Davi acompanhou na prática, como a evolução dos motores elétricos a bateria de lithium-ion desbancou os motores a combustão.

O fato é que automodelos e aeromodelos movidos a combustão fazem sujeira de fumaça e óleo, têm motores barulhentos e menos eficientes, dependem de manutenção mais frequente, cara e complicada, por causa da grande quantidade de peças envolvidas. Enquanto que os mesmos dispositivos movidos com motores elétricos, são mais limpos, eficientes, silenciosos, econômicos e tem manutenção bem mais fácil, porque possuem muito menos peças.

 

Essa experiência prática do Davi mostra o quão óbvio é o futuro da mobilidade ser predominantemente elétrica em detrimento dos veículos a combustão.

 

Entre as maiores vantagens das bikes elétricas Qualisports / SKAPE estão a leveza e ter 5 níveis de assistência do motor elétrico, pra quem pedala poder combinar o esforço físico em qualquer proporção, do nível de assistência 0 (zero ou desligado) ao 5 (máximo 250W ou 350W dependendo do modelo).

 

Outra grande vantagem das e-bikes dobráveis SKAPE é a facilidade de transportá-la rodando dobrada ao lado como um carrinho enquanto caminhamos, seja dentro do shopping, metrô, elevador, ou na escada rolante, podendo ser guardada em qualquer canto, até em baixo da mesa de trabalho.